10/06/2025 às 15h45 - Atualizado em 10/06/2025 às 15h45

Hemocentro de Brasília concede senha preferencial para doadores de todos os tipos negativos até 30 de junho

COMPARTILHAR

Para enfrentar a queda no número de doações e reforçar os estoques de sangue, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está concedendo senhas preferenciais e dispensando o agendamento para doadores de todos os tipos sanguíneos Rh negativo entre os dias 11 e 30 de junho.

 

A medida tem como objetivo facilitar o acesso dos doadores e acelerar a reposição dos estoques, que apresentam níveis críticos neste período. Com essa ação emergencial, o Hemocentro espera ampliar o comparecimento de voluntários com os tipos O negativo, A negativo, B negativo e AB negativo — todos considerados de difícil reposição e fundamentais para o abastecimento da rede pública de saúde do Distrito Federal e instituições conveniadas.

 

“A senha preferencial é uma estratégia para intensificar a convocação de doadores específicos devido à escassez nos estoques. Ao facilitar o atendimento, buscamos garantir uma resposta mais rápida à necessidade da rede de saúde”, afirma Kelly Barbi, gerente de Captação de Doadores da FHB.

 

Em junho, até o momento, a média de doações tem sido de 138 por dia, número abaixo da meta diária de 180 doações necessárias para atender com segurança a demanda transfusional do DF.

Como funciona a senha preferencial

O atendimento prioritário será concedido mediante comprovação do tipo sanguíneo, que pode ser feita por meio do cadastro prévio no Hemocentro ou pela apresentação de um exame de tipagem.

Quem pode doar

Para doar sangue, é necessário:

 

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem apresentar autorização e documento do responsável legal);
– Pesar mais de 51 kg;
– Estar em bom estado de saúde.

 

Algumas condições impedem a doação temporariamente. Entre elas:

– Gripe ou resfriado: aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas;
– Covid-19: aguardar 10 dias (sem sequelas);
– Dengue clássica: impedimento de 30 dias; hemorrágica: 6 meses.

 

Mais orientações estão disponíveis no site do Hemocentro.

Atendimento

O Hemocentro funciona de segunda a sábado, das 7h15 às 18h, exceto feriados. Para os demais tipos sanguíneos, o atendimento continua mediante agendamento, que pode ser feito pelo site ou pelo telefone 160 (opção 2).