23/11/20 às 13h36 - Atualizado em 31/10/22 às 15h12

Hemocentros de 15 estados e do DF se unem em campanha inédita na Semana Nacional do Doador de Sangue

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) e hemocentros de 15 estados se unem, a partir de hoje (23), para promover a campanha “Somos todos do mesmo sangue”, em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta quarta-feira (25). A ação é inédita e tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, período no qual houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

Participam da campanha conjunta por meio das redes sociais os hemocentros públicos das seguintes unidades da Federação: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo (capital e Ribeirão Preto).

Cada hemocentro vai desenvolver ações locais para agradecer e incentivar os doadores de sangue. O Hemocentro de Brasília vai homenagear doadores, multiplicadores e entidades que se destacaram neste ano por desenvolverem ações de incentivo à doação voluntária de sangue, como o simples gesto de doar regularmente e a organização de grupos de doadores.

“É muito significativo o esforço nacional coletivo para agradecer o doador pelo gesto tão valioso – e expressado com mais intensidade durante a pandemia. A esperança tem chegado aos pacientes que precisam de transfusão”, pontua a diretora-presidente da FHB, Bárbara Simões.

Já o diretor diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim, destaca que “ver os hemocentros unidos em celebração a um dia tão especial tem um significado muito importante. Só é possível garantir a continuidade das coletas de sangue durante a pandemia com uma grande corrente de solidariedade. Só é possível salvar vidas juntos”.

Estoque

Atualmente, os estoques do Hemocentro de Brasília para todos os tipos sanguíneos estão em níveis abaixo do ideal. Nos 10 primeiros meses de 2020, foi registrada a média de 155 doações por dia. No mesmo período de 2019, esse índice era de 167 doações por dia.

Para evitar aglomerações, o agendamento prévio da doação de sangue é obrigatório. O interessado pode marcar horário pelo site http://agenda.df.gov.br ou pelos telefones: 160, opção 2; (61) 3327-4413; ou (61) 3327-4447. No caso de doações em grupo, o agendamento é feito somente por telefone.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51 kg e estar em bom estado de saúde. Quem fez algum procedimento estético, passou por cirurgia ou algum tipo de endoscopia, ficou doente e/ou fez uso de medicamentos recentemente, deve consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar.

Atendimento à imprensa

Solicitação de entrevistas, dados e/ou captação de imagens: hemocentrocomunicacao@gmail.com

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.