4/12/13 às 17h43 - Atualizado em 31/10/22 às 15h18

Coagulopatias Hereditárias é tema de seminário no Hemocentro

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) e a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) realizarão, nos próximos dias 5 e 6 de dezembro o II Seminário de Atenção Integral às pessoas com Coagulopatias Hereditárias no Distrito Federal. O seminário será aberto às 9h, com a inauguração da Sala de Fisioterapia do Ambulatório do Hemocentro, que fica  no Setor Hospitalar Norte, quadra 03 Bloco II, térreo.

Esse seminário tem como objetivo promover a capacitação continuada dos profissionais envolvidos na assistência aos pacientes com coagulopatias hereditárias, além de oferecer a  médicos residentes, estudantes de medicina, pacientes e seus cuidadores a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.

“Convidamos palestrantes de renomadas universidades e hemocentros do país e  representantes de  órgãos governamentais e de unidades de saúde do Distrito Federal  para  que eles abordem temas relevantes que fazem parte tanto do dia-a-dia do profissional de saúde quanto do próprio paciente. Pretendemos com isso, fazer com que os participantes do seminário conheçam um pouco mais sobre o assunto e saibam como proceder em situações  rotineiras, especiais e de emergência”, explica a diretora-presidente da FHB, Beatriz Mac Dowell Soares.

Sala de Fisioterapia

A Sala de Fisioterapia que será inaugurada na abertura do II Seminário de Atenção Integral às pessoas com Coagulopatias Hereditárias no Distrito Federal ficará à disposição dos pacientes do Ambulatório do Hemocentro. Para isso, a Secretaria de Saúde cedeu dois fisioterapeutas com especialização em reabilitação em ortopedia e traumatologia, para prestar atendimento às pessoas com coagulopatias hereditárias.

Para agendar um atendimento com os fisioterapeutas é preciso que os pacientes sejam encaminhados por seus  médicos. “Após o encaminhamento do médico o paciente será avaliado por nós que decidiremos o número de sessões necessárias para o seu tratamento”, informa o fisioterapeuta Alexandre Ribeiro.

A sala de fisioterapia do Ambulatório do Hemocentro foi equipada com ultrasom ( anti-inflamatório), eletro-estimulador ((analgésico) e ondas curtas (relaxante), além de uma série de equipamentos ginásio-terapêutico.

II SEMINÁRIO ATENÇÃO INTEGRAL ÀS PESSOAS COM COAGULOPATIAS HEREDITÁRIAS NO DISTRITO FEDERAL

05/12/2013 – Quinta-feira

08:00 Credenciamento

09:00 – Inauguração da Sala de Fisioterapia do Ambulatório

09:30 – Abertura do Evento

10:00 – AVANÇOS NA ATENÇÃO À SAÚDE DOS PACIENTES COM HEMOFILIA

Coordenação: Dr. Rafael de Aguiar Barbosa/Secretário de Estado de Saúde do Distrito Federal.

• No Brasil – Dr. Guilherme Genovez – Coordenação Nacional de Sangue e Hemoderivados/MS
  • No Distrito Federal – Dra. Beatriz Mac Dowell Soares – Fundação Hemocentro de Brasília/SES
  • A Visão dos Pacientes – Tania Maria Onzi Pietrobelli – Federação Brasileira de Hemofilia.
  • 11:30 – Debate
  • 12:00 – Almoço
  • 14:00 – HEMOSTASIA E COAGULOPATIAS HEREDITÁRIAS
  • Coordenação: Dr. José Antonio de Faria Vilaça/Diretor Executivo da FHB/SES
  • Hemostasia: atualização – Dra. Sandra Valin Antunes – UNIFESP
  • Coagulopatias Hereditárias – Dra. Monica Cerqueira – HEMORIO

15:00 – Debate

15:30 – Intervalo

16:00 – EXAME LABORATORIAIS NAS COAGULOPATIAS HEREDITÁRIAS

Coordenação: Dr. José Antonio de Faria Vilaça/Diretor Executivo da FHB/SES

• Exames laboratoriais – Como Interpretar? – Dr. Marcus Araújo Xavier – FHB/SES
  • Inibidores – Dr. Samuel Medina – UNICAMP

17:00 – Debate

06/12/2013 – Sexta-feira

08:30 – O PAPEL DO PROFISSIONAL DE SAÚDE NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Coordenação: Fernanda Nogueira/Assessora da Presidência da FHB/SES

Debatedora: Valdelice Nascimento de França – COMPP/SES

•      O papel do Médico – Dra. Simone Maria L. C. Guimarães – COMPP/SES
  •      O papel da Enfermeira – Leyliane Rodrigues Silva Serbeto – FHB/SES
  •      O papel da Assistente Social – Carla Regina da Silva Prado – FHB/SES
  •      O papel da Fisioterapeuta – Natália Bianco – Hospital da Criança de Brasília-HCB/SES
  •      Assistência Farmacêutica – Daniele Bezerra Delábio Ferraz – FHB/SES
  •      Considerações da Debatedora – Valdelice Nascimento de França – COMPP/SES

10:30 – Debate

10:45 – Intervalo

11:00 – LIDANDO DIARIAMENTE COM A HEMOFILIA

Coordenação: Dr. Sérgio Timóteo da Silva Mata/Gerente de Odontologia da SAS/SES

• Saúde Bucal – Dra. Elvira Pizzigatti Correa – UNICAMP
  • A visão da Família – Mariana Batazza – Federação Brasileira de Hemofilia

12:00 – Debate

12:30 – Almoço

14:00 – URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS EM HEMOFILIA

Coordenação: Dr. Ricardo Chaves Machado/Médico Hematologista da FHB/SES

•    Urgências: Como tratar os principais sangramentos – Dra. Melina Swain –

FHB/HCB e HMIB/SES

•   Abordagem do paciente com hemofilia nos serviços de emergência – Dra. Margarete

Daldegan Barbosa – HBDF/SES

15:00 – Debate

15:30 – Intervalo

16:00 – ORTOPEDIA E REABILITAÇÃO EM HEMOFILIA

Coordenação: Dr. Davi de Podestá Haje/Médico Ortopedista do HBDF e FHB/SES

• Abordagem ortopédica em hemofilia – Dr. Luciano Pacheco – UFPR
  • Radiosinoviortese: a experiência do Distrito Federal – Dr. Ulisses Calegaro – HBDF/SES
  • Evidências científicas sobre reabilitação em hemofilia – Dra. Aline Mizusaki Oliveira FHB/SES

17:30 – Debate

18:00 – Encerramento

PC030281

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo do Distrito Federal

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.