Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/11/17 às 16h51 - Atualizado em 28/11/17 às 14h42

UCB realiza campanha para doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea em parceria com a Fundação Hemocentro de Brasília

COMPARTILHAR
O II Congresso da Escola de Saúde e Medicina está realizando uma campanha em parceria com a Fundação Hemocentro de Brasília para conscientizar os congressistas e a comunidade sobre a importância de doação de sangue e de medula óssea.
 
Durante o congresso, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro, os alunos dos cursos de Medicina, Biomedicina e da Liga de Hematologia estarão sanando qualquer dúvida dos interessados pela doação.
 
O Hemocentro disponibilizará o transporte para levar os doadores até o Hemocentro, onde o procedimento de doação de sangue e cadastramento como doador de medula será realizado. Para se cadastrar como doador de medula óssea é necessário colher uma pequena amostra de  sangue. Após a coleta,  o perfil de histocompatibilidade do doador é feito e cadastrado no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Quando houver um paciente com possível compatibilidade, o doador será consultado para decidir quanto à doação. Por este motivo, é necessário manter os dados sempre atualizados.
 
Para as professoras Cláudia Garcia e Cíntia do Couto Mascarenhas, organizadoras da ação na UCB, a doação é um ato de cidadania e solidariedade. “É muito importante a participação de alunos, professores e colaboradores.  Acreditamos que a campanha possibilitará a conscientização de novos doadores e com isso conseguiremos ajudar mais pessoas ”, explica a professora Cláudia.
 
O transporte do Hemocentro estará no estacionamento dos professores, em frente ao bloco M: 

Data: 08/11 – Quarta- Feira

Saída da van para o Hemocentro as 09:00 e retorno para a UCB as 12:00.

 

Data: 09/11 – Quinta- Feira

Saída da van para o Hemocentro as 09:00 e retorno para a UCB as 12:00.

Saída da van para o Hemocentro as 14:00 e retorno para a UCB as 17:00. 


Congresso da Escola de Saúde e Medicina
 
O II Congresso da Escola de Saúde e Medicina acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no auditório do Bloco Central do seu Campus I. Com o tema “Saúde da Família”, o evento conta com uma programação variada de palestras, minicursos e oficinas, para discutir a contribuição do trabalho de equipes multiprofissionais de saúde para o fortalecimento da atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS). O congresso é aberto ao público e as inscrições são gratuitas. Mais informações: http://www.congressoesmucb.com/&

Fundação Hemocentro de Brasília - Governo de Brasília

FHB

Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, bloco 3. Asa Norte, Brasília-DF. CEP: 70.710-908.